segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Você sabia que a drenagem linfática manual ajuda na redução de medidas e da celulite? E que ela pode ser realizada pelo fisioterapeuta?



A Drenagem Linfática Manual (DLM) é um recurso fisioterapêutico muito eficaz na redução de edemas e por isso é a opção de tratamento de muitas mulheres na busca de um corpo mais delineado e da redução das tão incômodas celulites. Além disso, estudos e a prática clínica demonstram que a DLM colabora muito nos resultados de pós-operatório de diversas cirurgias, incluindo as cirurgias plásticas, tais como prótese de mama, abdominoplastia e lipoaspiração. Você sabe como essa técnica pode ajudar realmente as pessoas a alcançarem excelentes resultados estéticos e terapêuticos?
O sistema linfático é um sistema composto de vasos paralelos ao sistema sanguíneo e linfonodos. Ele tem função de proteção e de auxílio na retirada do excesso de líquidos acumulado entre os tecidos, ou seja, líquido intersticial e macromoléculas. Quando, por alguma razão, há desequilíbrio no balanço hídrico intersticial (entrada e saída de líquido entre os tecidos) ocorre o edema ou ‘inchaço’.
O edema ou ‘inchaço’ é um grande responsável pelo aparecimento da celulite. As mulheres sofrem mais com as variações hormonais e, consequentemente, com o acúmulo de gordura e líquidos, portanto são elas que mais queixam-se desse problema. A DLM surge nesse contexto feminino como uma ferramenta para minimizar os efeitos dessas variações.
A DLM, ao contrário do que muita gente imagina, não dói (nem no pós-operatório) e não provoca ‘roxos’ na pele (derrame hemático). Na DLM os movimentos são suaves e ritmados com o objetivo de otimizar o funcionamento do sistema linfático e promover a aceleração da captação dos líquidos, redução de edemas, diminuindo assim a pressão nos vasos do sistema circulatório responsáveis pela nutrição das células. Dessa forma, o ambiente torna-se mais favorável para o bom funcionamento dos tecidos e para a regeneração daqueles lesionados durante o procedimento cirúrgico.
Percebe-se, portanto, que os benefícios da DLM vão além das questões estéticas. Ela também pode gerar uma melhora da imunidade, pois o sistema linfático transporta os agentes invasores até os linfonodos onde são destruídos. Nos linfonodos também são armazenadas e produzidas células de defesa do organismo. Daí a importância de mantê-lo em pleno funcionamento.

No entanto, procurar um profissional capacitado para o emprego dessa técnica é imprescindível, pois, em alguns casos a DLM é contraindicada, como, por exemplo, em pacientes com câncer ou doenças renais. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para o emprego da técnica com otimização dos resultados, pois agrega a habilidade técnica com o conhecimento anatômico e fisiológico necessários para guiar os fluídos conforme o caminho dos vasos e localização dos linfonodos para que ocorra a drenagem.
Havendo indicação, os benefícios da Drenagem Linfática Manual são muitos. Não perca tempo, usufrua deles.
Marque sua avaliação agora mesmo!
Dra. Paola Mesquita
Fisioterapeuta
(51)9132.3003

Referências
MOORE, KL; DALLEY, AF; AGUR, AR. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan; 2014., 2014. ISBN: 9788527725170.
SCHWUCHOW, LUCIANE SCHMITT ET AL. Estudo do uso da drenagem linfática manual no pós-operatório da lipoaspiração de tronco em mulheres. Revista da Gradução – Publicações de TCC. Editora Universitária da PUCRS. V.1. N.1, 2008. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/2777/2120.
HALL, JE; GUYTON, AC. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro : Elsevier, 2011., 2011. ISBN: 9788535237351.


Nenhum comentário:

Postar um comentário