quarta-feira, 9 de julho de 2014

Queda de idosos


Com o aumento da longevidade da população, questões que envolvem os déficits funcionais de idosos são extremamente importantes. Diversas alterações físicas, como a diminuição da força muscular, elevam o risco de queda em idosos tornando esse um fator preocupante para a saúde pública, pois pode acarretar graves prejuízos funcionais para esses indivíduos. Além disso, a recuperação envolve custo elevado sem garantia de sucesso na retomada da marcha e da independência funcional. 
Costa et al. (2009) realizou um estudo com 26 idosos da comunidade com objetivo de melhorar o equilíbrio desses indivíduos, promover integração entre eles, melhorar a relação deles com a atividade física e, é claro, diminuir o risco de queda. Para isso, Costa et al. (2009) propôs um circuito de atividades bem simples que é resumido na imagem a seguir, retirada do próprio artigo. São 13 estações no circuito.

                                       Fonte: Costa et al. (2009)

Foram 24 semanas, com dois encontros por semana de 45 minutos cada. Além do circuito foi realizado alongamento prévio de 10 min, 30min no circuito e 5 min de volta a calma. As atividades ganharam incremento sempre que possível, aumentando o nível de dificuldade.
O resultado foi uma significativa diminuição do risco de queda segundo a EEB (Escala de Equilíbrio de Berg) pré e pós teste (p<0,05).

Bem simples e prático o estudo. Vale a pena dar uma olhada: 
http://www.efdeportes.com/efd135/exercicios-multisensoriais-em-idosos.htm

REFERÊNCIA:
COSTA, Juliana Nunes de Almeida; GONÇALVES, Carolina D’Umbra; RODRIGUES, Gisele Balbino Araujo; PAULA, Ana Patrícia de; PEREIRA, Márcio de Moura; Safons, Marisete Peralta. Exercícios multisensoriais no equilíbrio e na prevenção de quedas em idosos. Efdeportes.comRevista Digital, Buenos Aires, Año 14, Nº 135, Agosto de 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário