quarta-feira, 22 de junho de 2011

Anatomia palpatória

O toque é fundamental para o fisioterapeuta. Perceber os pontos de dor, de tensão, de alteração óssea e de tecidos moles do paciente é determinante para um diagnóstico e um plano de tratamento adequado. Junior (2008) defende, em sua dissertação de mestrado, que o conteúdo de anatomia palpatória deve constar nas grades curriculares nos cursos da área da saúde. No entanto, ele salienta a importância do contínuo aprimoramento das técnicas ensino-aprendizagem na área.
Junior (2008) relata que o fato de os alunos, no momento em que recebem as informações, não associarem à prática faz com que os dados se diluam e gera a necessidade de retomada desse estudo em situações futuras.
Em virtude dessa demanda importante para a vida acadêmica e profissional organizamos o Curso de Anatomia Palpatória na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Em recesso atualmente em função das férias de inverno, ele será retomado a partir de Agosto/2011.
JUNIOR, N.M.R. O aprendizado da anatomia palpatória de face como disciplina de base para estudantes da área da saúde. Dissertação (Mestrado em Ciência da Saúde) – Centro Universitário Plínio Leite. Niterói.
Enquanto isso...

Um comentário:

  1. Olá Paola, adorei o blog! Gostaria de disponibilizar os livros e apostilas que tenho no meu blog, fique a vontade para utilizar e divulgar. Abraços!

    ResponderExcluir