domingo, 19 de junho de 2011

Um pouco de mim

Era um belo dia de sol e eu estava a caminho do curso pré-vestibular que frequentava no centro da capital gaúcha. Era o dia da decisão do meu futuro acadêmico. Pensava em me inscrever para o curso de engenharia da computação ou então para administração. No entanto, ao descer uma rua movimentada da cidade, brotou em mim, como a expressão mais clara e verdadeira do meu coração, a necessidade de ajudar as pessoas com meu trabalho. A forma para que isso acontecesse era simples: decidiria por fisioterapia.

A sensação da certeza de ter escolhido o curso perfeito para mim tem se fortalecido com o passar dos semestres na Universidade do Vale do Rio dos Sinos onde estudo. O convívio com os ótimos professores e com os colegas torna-se fonte inesgotável de conhecimento que amparada por uma estrutura irretocável vem garantindo a excelência da minha formação.
Minha paixão pela profissão e a alegria que me causa poder auxiliar as pessoas e ter a chance de devolver a elas a dignidade e a independência crescem a cada dia. Aprendi com a minha mãe que devemos fazer aquilo que nos deixa felizes e que somente isso pode garantir o verdadeiro sucesso. É exatamente o que tenho feito.
Já cresci muito dentro da minha trajetória acadêmica. Evolui como ser humano e hoje posso dizer que sou uma pessoa tranqüila, centrada, esforçada e batalhadora. Julgo meu caminho como sendo belo, no entanto, mesmo as rosas mais bonitas têm espinhos.
As dificuldades financeiras e a necessidade de conciliar os horários do trabalho com a faculdade foram e continuam sendo obstáculos que acabam dando um valor ainda maior às minhas conquistas. Motivação e força de vontade são características que fazem parte da minha personalidade e são fundamentais para superar o que for necessário para continuar alcançando meus objetivos.
Hoje, penso que, naquele belo dia de sol, não foi somente uma inspiração, foi uma orientação divina sobre o caminho a seguir em busca da plena realização. E sigo nele, feliz e apaixonada.

9 comentários:

  1. Quando a gente faz o que gosta e nos faz feliz é maravilhoso, torço muito por ti. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu disse que tinha história pra contar né? Então cá estou para isso fazer. Hehehe.
    No início do meu terceiro ano pensava em fazer os cursos de odontologia ou dança.. Aos poucos, pesquisando a odonto, eu fui desgostando um pouco e vendo que não era muito pra mim não. Continuei querendo somente dança, apesar de ter aquela coooisa pela área da saúde, sempre que pensava em profissões além da dança só vinham coisas da saúde.
    Dançando há anos comecei a sentir dores intensas no joelho, resolvi então ir ao médico, este palpou meu joelho e disse que eu não tinha nada. Para ele a solução era simples, eu parar de dançar, ou seja, eu parar de fazer aquilo que sempre amei, desde pequena. Obviamente eu não dei ouvidos e segui dançando. Mas saí a pesquisar o que poderia ajudar o meu joelho e comecei a ver coisas relacionadas com a fisioterapia e o curso começou a me chamar atenção.
    Um pouco mais tarde fiz alguns testes vocacionais, os de internet sempre tinham a fisioterapia lá no meio e realizei um com um professor da Unisinos, que deu medicina e ele ainda arriscou, para psiquiatria. Os mistérios de mente e corpo e como esses são inseparáveis, sempre me interessou, mas eu não queria fazer um curso de medicina.
    Chegando perto do vestibular, os vestibulares da UERGS para os cursos de artes, inclusive de dança, foi cancelado. E eu fiquei mais ainda sem saber o que fazer, aí comecei a pensar nos testes, no joelho e tudo que tinha visto sobre a fisioterapia. Fiaz um simulado pra Unisinos e coloquei fisioterapia. E esta não saia da minha cabeça por dias, tudo que eu fazia lembrava de FISIOTERAPIA. Resolvi então me inscrever no vestibular para este curso na Unisinos e ver o que acontecia.
    Aconteceu que ganhei uma nova e imensa paixão, um amor incondicional por uma profissão e por um ideal de profissional que visa muito mais do que a doença, mas sim o ser humano como um todo, onde mente e corpo andam juntos.
    Hoje faço duas faculdades, dos meus dois amores, a fisioterapia e a dança e me realizo cada dia mais em cada uma delas.

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeeei Gabi!!! Esqueceu de dizer que é maravilhosa nas duas coisas... bjos

    ResponderExcluir
  4. São lindas vcs duas! AMO ter escolhido essa profissão, pois além de me apaixonar todos os dias por ela, conheci vcs e mais algumas pérolas preciosas que guardarei num lum lugar muito especial por todas as minhas vidas!

    ResponderExcluir
  5. A muito tempo, ou melhor desde que iniciamos este curso de Fisioterapia da Unisinos, digo: vocês não escolhem, são escolhidos. Ao longo de 30 anos que trabalho como professo,r tenho aqui, conhecido realmente pessoas especiais. Você é uma delas. Tens virtudes, que não são comuns hoje em dia, nos homens, dentre elas, a verdadeira compaixão.Isso é ao longo de nossas vidas aceitarmos os outros como são, sem querer que elas mudem.Não podemos fazer juizo de valor e definirmos o certo e o errado. nunca devemos nos sentir tão corretos a esse ponto. eja sempre compassiva, inteligente e amorosa. tenha os outros sem julga-los.
    Dê o melhor de si, sem nada esperar.Cada indivíduo é um fim em si mesmo. Se você tem compaixão não espera nada de ninguém pelo que faz. Faça como OSHO. A compaixão é como o perfume de uma flor.Vem da flor mas não é da flor. Lembra que mesmo não sendo da flor, dela necessita.Que tenhas muita luz. estou certo que seras capaz de criar as causas justas e com o tempo colheras as consequencias naturalmente.
    Bj grande Betinho

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, Paola!! Adorei teu texto! Escreves super bem!!! E com tanto amor pela profissão, não tenho duvidas de que terás sucesso!! To com saudade de vocês! Vamos marcar alguma coisa, por favor?! um beijo enorme!! Vivi Grafitti

    ResponderExcluir
  7. Ah... Obrigada.... também estamos morrendo de saudade de vc! Um beijão!!

    ResponderExcluir